top of page

Sobre a Analista

Add paragraph text. Click “Edit Text” to update the font, size and more. To change and reuse text themes, go to Site Styles.

Por que escolhi a psicanálise?

O desejo de me tornar analista veio por ver as mudanças acontecendo na minha vida enquanto eu fazia minha análise pessoal. A sensação que eu tinha era de que a psicanálise estava me colocando em movimento, ainda que pudesse ser bem desconfortável em muitas sessões.

 

Propor-se a falar de si é um exercício mais difícil do que parece, mas também mais poderoso do que imaginamos.  Viver a experiência me fez ter curiosidade pelo estudo teórico, ao qual me dedico desde o início, para que ao longo do caminho eu pudesse começar o atendimento clínico. 
 
De lá para cá são anos mantendo a análise pessoal, a formação permanente em psicanálise e a prática de ouvir as pessoas que chegam ao consultório. Sustentar esses pontos envolve muito desejo pelo processo, que também é o que espero de quem inicia uma análise.

_AFE3944.jpg
_AFE4158.jpg
_AFE4158.jpg

Breve linha do tempo

Sou mineira de Belo Horizonte, onde nasci e cresci, até que os estudos e o trabalho me levaram para longe. Atualmente moro em Sinop, no estado de Mato Grosso, mas antes passei pela Califórnia, nos Estados Unidos, depois por São Paulo (SP) e por Porto Alegre (RS), onde concluí o mestrado em Comunicação e Informação, pela UFRGS, na área profissional em que eu trabalhava antes do encontro com a psicanálise.  

 

Minha graduação foi em Jornalismo (2015). Trabalhei por quase

10 anos como jornalista, desde a faculdade. Enquanto lidava com sonhos que alcancei na carreira, acabei por questionar muitos pontos e a psicanálise foi um caminho para trazer essas questões à tona. 

 

Desde 2018 faço análise, depois de ter tentado outras linhas de terapia e ter ficado com vontade de me aprofundar mais. Logo que conheci a psicanálise veio também a curiosidade de entender melhor a teoria e a técnica, já que eu via os efeitos na prática. Comecei com cursos isolados sobre o tema, como um hobby de estudos, e logo vi que queria fazer uma formação consistente na área. 

 

O primeiro curso de fundamentos da psicanálise fiz na escola Laço Analítico, de Cuiabá (Mato Grosso), ainda no período da pandemia da covid-19. Em seguida iniciei a formação no Sedes Sapientiae, de São Paulo e após concluir o percurso ingressei no Instituto Gerar, também de São Paulo, do qual faço parte até hoje (2025). A formação em psicanálise funciona por meio de cursos livres, que pressupõem que o estudo da teoria é permanente e de acordo com as vivências de cada analista. Nesse caminhar é necessário sustentar a análise pessoal, juntamente com o estudo teórico, para aí então se autorizar a começar a prática clínica, que é o atendimento propriamente dito. 

 

Os primeiros atendimentos foram no ano de 2022, e de lá para cá abri um consultório presencial em Sinop (MT), conciliando também com atendimentos online para pessoas de todo o Brasil. Como a maternidade veio no meio desse caminho, construí uma clínica 100% online e me dedico a essa modalidade atualmente. 

Para me conhecer um pouco mais…

Além da psicanálise, sempre fui apaixonada por arte, sobretudo pela literatura e pelo cinema, e nas horas vagas me aventuro na gastronomia. Estar na função de mãe e cultivar boas relações também entra na lista de prioridades da minha vida.

bottom of page